02 fevereiro 2014

O retrato II - O tempo e o vento II (Sobre o livro)

O segundo volume de O retrato se encerra entre a história do jovem Rodrigo, o namoro/corte/casamento com Flora e seus pequenos filhos Floriano e Alice, e a doença de morte de Rodrigo, que se encaminha para seu segundo infarto.
De forma mais formal, moderna e ritmica, Érico nos apresenta a história do bisneto do famoso Capitão Rodrigo e sua eterna Bibiana.
O cenário continua sendo Santa Fé, mas uma cidade agora moderna, com luz elétrica, cinema, música e time de futebol. Finalmente a cidade de O tempo e o vento entra no século XX, e apesar de atrasada em comparação as grandes cidades, cresce e se moderniza, até mesmo em seu pensamento e moral (pra época, claro).
Junto com Santa Fé, o país também cresce, também atrasado em relação a outros países. Com a república vem as eleicões e o voto, que não tem nada de secreto (os senhores mandam no voto de seus servos e negros, apesar da escravidão já ter acabado).
E sempre com personagens de qualidades e defeitos apaixonantes, Érico continua a emocionar a cada leitor como acha de bom grado fazê-lo.

Opinião: Bom
Nota: 4 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário