14 outubro 2014

A casa das sete mulheres (Sobre o livro)

Ufa! Até que enfim resolvi escrever sobre ele, não?
Bom, vamos ao que interessa.
A casa das sete mulheres é um livro que conta a história da parte feminina da guerra dos farrapos, em especial a família do general Bento Gonçalves. Foi adaptado em uma superprodução da Rede Globo, em uma minissérie datada de 2004, e fez sucesso em todo o Brasil, principalmente com o casal Manuela, a sobrinha do presidente e Giuseppe Garibaldi, um herói farroupilha.
O livro se intercala entre a narração em terceira pessoa e os cadernos de Manuela, mas não gira só em torno da adolescente mais nova. Além do romance conhecido, há os romances entre Mariana e José, um indiático mal visto; Perpetua e o quase viúvo vizinho; Rosário e seu fantasma uruguaio; além, é claro, de Bento e Catarina e as demais senhoras e seus maridos em guerra.
Os romances se misturam aos dramas das mortes e outras consequências da guerra, como a loucura de Rosário, a gravidez de Mariana e a paixão de Giuseppe por Anita, que deixa o coração da pobre Manuela despedaçado por toda a vida.
Mais que história e romance, o livro.conta a tragetória de dez anos de uma família rica do século XIX, a cultura rica do Rio Grande do Sul e todos os motivos por trás do nosso orgulho que cresce com a gente.
Recomendo a leitura para todos que amam História, romance, drama e guerra. E claro, a todos que tem curiosidade sobre a História Gaúcha.
É um livro que vale a pena, que faz chorar, rir, torcer para os casais formados ou não, e esperar pelo final, mesmo tendo conhecimento sobre, como eu tinha.
É lindo e merece ser lido.

Opinião: Ótimo
Nota: 4 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário