12 junho 2021

A escola de ontem e a escola de ontem (opinião)

Há quem diga a celebre desculpa do "sempre funcionou desse jeito, desde que o mundo é mundo". 
Mas não vivemos no mesmo mundo desde que ele começou.
As crianças hoje em dia, nascem em uma síndrome do pensamento acelerado (SPA), mesmo que não sejam criadas com as tecnologias. E logo que tem acesso a tecnologia, se tornam tão cheias de informação que a escola de torna desinteressante, e o próprio fato de estar 4 horas parado, um martírio diário.
Mas o que deveria mudar nessa escola de hoje? Mais tecnologia? Lúdico? Inovação? Mudanças na estrutura da sala de aula? Inclusão?
Tudo isso é importante, sim. Cada uma delas. Mas acho que toda a ideia de escola deveria ser refeita do zero. Sério. Criar uma escola nova, com uma estrutura completamente adaptada a tecnologia e ao pensamento acelerado, ao lúdico das crianças, ao mundo de hoje como um todo. Claro que isso é uma ilusão e até mesmo um sonho impossível. Mas quanto mais a realidade chegar perto desse patamar, melhor para os que estudam hoje.
E quem é o responsável pelo maior impecilho disso acontecer? A família! Essa que continua firme para que as mudanças não aconteçam dentro de casa (a comunicação não violenta/a pedagogia positiva), também não querem mudanças na escola, porque "crianças precisam de limites" ou porque "professor precisa ser autoridade". Eu concordo com as duas frases. Mas não acho que uma coisa precisa acabar para outra começar. Basta querer, que tudo dá para fazer.

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