06 junho 2012

Gravidez na adolescência (Penso Assim)

10, 11, 12, 13 anos. Essa é a idade em que normalmente estamos saindo das bonecas (outros até mais tarde), mas também é a idade que muitas meninas ganham seus próprios filhos.
Isso é o quê?Falta de responsabilidade?Falta de cuidado?Falta de informação?Falta de conversa com os pais?
Segundo dados de fontes confiáveis, dos anos 90 pra cá, aumentou mais de 150% as conversas com pais ou responsáveis com os adolescentes. E mais de 300% de aumento de informação sobre métodos anticoncepcionais nas escolas e mídias.
Então, o quê?Colocar a culpa na irresponsabilidade?Eu não acredito nisso. Porquê?É simples, psicologicamente falando, nossa maturidade (aquela mesmo, que nos ensina a viver e nos cuidar, a ter responsabilidades) acontece por volta dos 17 a 23 anos (alguns até mais tarde!).
Então como podemos colocar nos ombros de uma menina de 10 a 14 anos, responsabilidades como se proteger de gravidez ou DST's?Como colocar na cabeça delas que é muito cedo pra ter uma criança?Como, até, se coloca uma responsabilidade tão grande quanto o sexo dos ombros destas meninas?
Sim, foi isso que eu quis dizer. Quis dizer que a idade de 10 a 14 anos (talvez até mais) é uma idade muito confusa e contraditória. Uma idade em que vivemos cheia de escolhas e desafios por todos os lados, e a paixão, inclusive é uma delas. Então, como falar que elas tem direito a fazer sexo, se elas nem mesmo podem ter certeza que estão prontas pra isso (porque na cabeça delas, está uma confusão de sentimentos sobre o assunto).
"Ah, mas tenta dizer isso pra elas!Elas não entendem que são muito novas, elas simplesmente querem fazer sexo!". Sim, eu concordo. Mas o fato de elas sentirem vontade de fazer, não quer dizer que tenham que fazer. Pense numa dieta, por exemplo. Você não sente vontade de comer doces, e mesmo assim sabe, que pro seu bem, não pode comê-los, porque precisa perder peso?
Isso pode ser usado também com adolescentes. Elas vão sentir vontade, é claro. Mas se esperarem por alguém especial não vai ser muito melhor?
Eu sei que falando é fácil, que não adianta falar nada disso a elas. Mas será que simplesmente ter uma relação abertas com os filhos (desde pequenos, lá na época que eles perguntam sobre como os bebês surgem) não ajudaria?Explicar o que é sexo, e como e quando fazer, é a mais eficaz luta contra a gravidez na adolescência. Foi o método da minha mãe, e acreditem ou não, funcionou melhor que nunca.
As crianças dos anos 90 e 2000 eram crianças. Brincavam de boneca, carrinho e pique-esconde. Sabiam o que era sexo, mas o achavam nojento e papo de adulto. Hoje em dia, as crianças da mesma idade acham que se chegarem virgens aos 13 anos, vão ser ridicularizadas pelo resto de suas amigas. Isso é normal?É normal ser adolescente assim?
Quando estudei as fases da vida na sexta série, me lembro ainda da descrição da adolescência: "Época tumultuada e cheia de dúvidas, em que se está passando da infância para a fase adulta. O adolescente fica entre seus brinquedos e namoros, e costuma ter as emoções afloradas". Eu era assim, na época em que estudei essa descrição. Tinha meus namorinhos, mas ainda brincava com minhas bonecas. Era adolescente, e não falava em sexo. Hoje as crianças querem passar da infância para a fase adulta (simplesmente param de brincar, passam a namorar e falar em sexo). E fazem isso em suas músicas, programas de TV e conversas com os amigos.
Será mesmo que é culpa dessas meninas?Será que elas só não precisam de orientação?Será que não é preciso uma mudança, sociedade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário