08 agosto 2012

História da Educação (Seminário)

A educação como conhecemos hoje, dentro da escola com um professor ensinando vários alunos, é bem recente, historicamente falando. Esse tipo de educação tem cerca de pouco mais de cem anos, e mesmo assim para um pequeno grupo de pessoas. Vamos ver como foi o desenvolvimento da educação na História.
Tudo começou na Grécia, na Antiguidade, com nossos conhecidos filósofos (Socrátes, Artistóteles e bláblábla), que faziam perguntas ao público, procurando levá-los a descobrir por si próprio os segredos que a humanidade desconhecia. Seus ensinos são famosos até hoje, e até agora estudamos na escola esses homens e seus ensinamentos mais famosos (Mito da Caverna, Só sei que nada sei, etc).
Na Idade Média, toda a educação era feita dentro das catedrais. A Igreja era a principal responsável pela educação, e a educação era quase exclusivamente masculino. Era ensinado as sete artes fundamentais: gramática, retórica, lógica, aritmética, geografia, astronomia e música. A forma de ensino era através de leitura de textos e discussões públicas com os professores.
A Idade Moderna foi principalmente grega, incluindo teatro, drama e comédia nas artes que eram ensinadas na Idade Média.
Já nos nossos dias, a educação se tornou privilegiada. Contamos com professores cheios de formação, conteúdo, diferentes formas pedagógicas e tecnologias avançadas. A tendência é cada vez mais aumentar as formas de educar e interagir com os alunos.
Agradeça aos nossos antecessores por essa benção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário