22 agosto 2012

Necessário na aprendizagem (Didática Geral)

Ontem eu fiquei sabendo que a aprendizagem do aluno depende de vários fatores. Tanto do ambiente, quando do aluno, quando do professor. Tudo bem, eu até sabia um pouco sobre isso, mas não sabia de certas coisas que são importantes, como por exemplo:
  • O prédio escolar, a sala de aula e o material escolar
  • O tom de voz, personalidade, gestos e material didático do professor
  • O aluno tem de estar alimentado, agasalhado, bem de saúde e equilibrado emocionalmente.
Pois bem, vendo tudo isso, eu fiquei pensando que provavelmente só 2% dos alunos tem tudo isso em mãos. Tem aluno que não tem material escolar bom, outros que tem um péssimo professor, outros que não estão alimentados, ou agasalhados ou bem de saúde física ou mental. E mesmo assim são cobrados da mesma forma que os outros que tem tudo isso a seu favor.
A aprendizagem também depende do interesse do aluno. Então acabou-se tudo, na minha opinião. Porque pelo que sei, os 2% de alunos que tem todas essas coisas aí em cima a seu favor, são totalmente desinteressados e estão na escola só pela nota e o diploma. 
Sei lá, eu não tô tirando esperança de ninguém nem nada, mas acho que a educação brasileira deve estar tão péssima por causa de tudo isso ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário