06 dezembro 2012

Eu sou Alice (Sobre o livro)

Eu sou Alice foi o tipo de livro que eu comprei pela capa. Eu não gosto desse costume, acho que nem sempre um livro pode ser bom só porque a capa é legal. Mas eu sou fã de Alice no País das Maravilhas, e quando vi que o livro era a história da verdadeira Alice Liddel, e toda a criação desse clássico, eu o comprei.
Esse livro é lindo. Romântico, cheio de suspense e bastante instigante. Na metade do livro em que Alice e o senhor Dodgson apaixonadamente conversam, a cena é cortada, como que para obrigar a imaginação do leitor. Mais tarde, quando Alice está feliz com o príncipe Leo, a história vem a tona, e os leitores quase descobrem o que aconteceu naquele dia tão triste.
Apesar da história ser antiga, o livro me indignou muito, pela forma como a mãe de Alice a tratava depois do acontecido. Sei que na época, quando essas coisas aconteciam era sempre culpa da mulher, mas mesmo assim não posso deixar de contar minha raiva, diante dessa mulher horrível, que teve a coragem de dizer que Alice se deu bem "demais" na vida.
A morte da irmã de Alice e o rompimento com o príncipe é a parte mais emocionante da história. Incluo nesses momentos tristes, a descoberta de Rex, filho de Alice, e o encontro dela com o senhor Dodgson, anos depois (quando ele demonstrou só gostar de meninas, e estar descepcionado com Alice ter crecido, além de dizer que todos os meninos se tornam homens como ele, deixando Alice e os leitores indignados).
A velhice de Alice, é retratada belamente, de maneira que apesar das perdas de dois de seus filhos na guerra,  ela viveu uma vida feliz, como esperava, de acordo com os padrões da época.
A história termina de maneira misteriosa, de modo que  o leitor fica sem saber se Alice foi ou não abusada por Dodgdon. Mas na minha singela opinião, os indícios são claros.
A leitura é prazerosa, divertida e bastante boa. A autora mistura com excêlencia realidade e ficção, transformando a história de Alice Liddel, num bonito enredo, que na minha opinião, não deixa de ser um Alice no País das Maravilhas, para adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário