08 fevereiro 2013

Desafio Um clássico por mês - Janeiro - Crime e Castigo (Sobre o livro)

Como estou participando do desafio do blog Meninas e seus Livros, vou falar sobre o clássico que li em Janeiro, Crime e Castigo.
Na verdade, ainda não terminei de lê-lo, mas como já estou atrasada, e amanhã bem cedo, estou indo viajar com a galera da igreja, resolvi falar o que entendi do livro até agora. Se tiver que mudar algo, edito o post na volta do acampamento.
Bom, mas vamos ao livro.

Crime e Castigo é um romance bastante intrigante, que faz pensar nas consequências daquilo que fizemos todos os dias para prejudicar os outros, provando que mais tarde, isso volta para a gente.
Apesar do clima policial e misterioso do livro, a história também tem seus momentos dramáticos e românticos.
Raskólhnikov, um rapaz ex-universitário bastante pobre, que vive num quartinho alugado, escuro e frio, está preocupado com seu futuro, e o bem-estar da mãe e da irmã, que está de casamento marcado com alguém que não ama, para tirar a família da pobreza. Por esse motivo, o rapaz comete um crime terrível, matando uma velha inútil para roubá-la e tirar seu dinheiro em favor da família. O crime é bem sucedido, e torna-se um "crime perfeito".
Raskólhnikov acha que pelo fato de ser pobre e necessitado, e a velha uma pessoa completamente inútil pro mundo, ele tem todo o direito de fazer isso, para o bem geral. Com o tempo, porém, o jovem percebe que o crime foi realmente terrível, pois apesar de inútil, a velha era uma humana, e assim se arrepende do que fez.
O autor traz em seus personagens um quê de loucura, ou personalidade forte, que os transforma em verdadeiros seres "reais" em nossas mentes, que já os vê como companheiros, e não personagens. Ele tem poder de fazer seus personagens viverem fora do livro, um talento que poucos têm.
Ekatierina, por exemplo, é uma louca intrigante, que te faz sentir os sentimentos mais diversos. Temos Dunia, a elegante e simples irmã de Raskólhnikov, que nos arrebata, apaixonadamente. Temos Svidrigoilov, com sua paixão doentia, que amedronta e apaixona. E a personagem que eu mais amei, Sônia, a menina prostituta-santa que nos dá pena e um certo tom de timidez. 
Crime e Castigo é um clássico, e como tal, difícil de ser lido e entendido. Mas suas páginas são ricas em mistério, romance e suspense, transformando a dificuldade da leitura em um prazer instantâneo. Eu recomendo muito.
Confesso que achei que terminaria de outra forma, para pior ou melhor ao personagem, mas o fim foi bom, apesar de dar um ar de continuação, que me deixou com vontade de ler mais.

Texto escrito por Duqueza. Plágio é crime, seja criativo, escreva sobre o que leu. Se não leu, não escreva.

Um comentário:

  1. Eu tenho uma enorme vontade de ler Crime e Castigo e pretendo comprá-lo em breve, mas confesso que não conhecia a história, fiquei conhecendo através de trechos que eu vi espalhado pela internet :p

    Parece muito bom, realmente!
    Parabéns pela resenha!

    thesongoftheletters.blogspot.com

    ResponderExcluir