18 março 2013

Copiar é não ter personalidade? (Uma música que ouvi)


Eu e minha irmã somos tão diferentes.
Gostamos de coisas diferentes, temos personalidades diferentes, maneiras diferentes de agir. Somos o total oposto, literalmente. As poucas coisas que gostamos em comum, uma sempre gosta mais que a outra, isso é um fato. E qualquer pingo de diferença de opinião se torna uma grande bola de neve.
Eu costumo brincar que minha irmã é o estilo "complicada e perfeitinha" (aliás, quem conhece minha irmã a tempo suficiente sabe que essa música descreve ela do começo ao fim, ás vezes até desconfio que foi para ela, rsrs). Antes de falar com ela, primeiro tem que se descobrir como ela está, para só então saber o que vai falar. Ela está sempre muito bem arrumada e linda, e é boa em simplesmente tudo o que faz, do teatro na igreja ao emprego mais complicado. Isso às vezes me irrita, porque essa "perfeição" dela faz eu parecer a ovelha negra da família, mas a verdade é que são só personalidades que não se fecham.
Minha irmã foi o meu exemplo de tudo quando eu era menor. Desde criança, quase tudo o que minha irmã gostava eu passava a gostar também, porque para mim ela era a pessoa incrível que eu poderia me tornar um dia. Quase tudo o que eu gosto hoje (com uma única exceção: a leitura, que é culpa do meu pai), é culpa da minha irmã, e talvez por eu ter uma característica de não enjoar fácil das coisas (aliás, se eu gosto de algo uma vez, vou gostar pra sempre), meus gostos por essas coisas se tornaram bem mais forte que os dela. 
Não sei se acontece com todo mundo, mas para mim irmã(o) mais nova sempre vai se inspirar na(o) mais velha(o), talvez pela admiração que essa diferença de idade cria em uma criança pequena. E essa mania de "copiar" os gostos da minha irmã, não tirou minha personalidade, pelo contrário, ajudou a formá-la. Por exemplo, muita coisa do que minha irmã me ensinou a gostar, hoje ela não gosta mais. Eu me tornei alguém diferente dela, mesmo copiando o que ela gostava. Porque ela é uma mulher de fases, e eu uma garota que se adapta ao ambiente e nunca vai deixar de gostar do que gostava quando criança.
Copiar não tira tua personalidade, pelo contrário, copiar forma a personalidade. Copiar não é feio, copiar é prova de amor, de admiração.
Todas as coisas que eu gosto, que é culpa da minha irmã (acompanhem meu raciocínio):

  • Anime: Minha irmã quando criança era fã de Cavaleiros do Zodíaco, e eu assistia por culpa dela. Foi por causa desse anime que passei a assistir os outros, e portanto, é sim, culpa dela.
  • Vídeo Game: Que atire a primeira pedra quem não começou a jogar vídeo game com Mário e SuperNintendo.  Foi assim que aprendi a gostar, quando minha irmã e meus primos jogavam Mário o dia todo. Da paixão por Mário veio todos os outros jogos, inclusive os que eu jogo hoje.
  • Rock: Minha irmã que me ensinou a gostar de rock, embora os gostos dela fossem em sua maioria gospel. A partir daí que passei a gostar do estilo musical, e então escutar outros tipos de música
  • Funk: Sim, por incrível que pareça, isso é culpa dela também. Os primeiros funks que escutei eram do Claudinho e Bochecha (dupla que minha irmã curtia muito) e outros dos antigos, que minha irmã gostava. Comecei a gostar dos outros funks mais tarde, mas nunca cheguei a gostar dos funks atuais, com algumas exceções raras.
  • Pagode: Quem nunca viu minha irmã escutando pagode, não sabe o quanto ela gosta (haha). Eu tive uma época que detestava pagode, por ser uma música melosa demais, mas aprendi a gostar por causa dela, que me influenciou como sempre.
  • Filmes/Séries/Livros de terror: Minha irmã sempre amou filme de terror, e nem ela pode negar isso. Mesmo pequena, na maioria das vezes eu estava junto nessas sessões, o que não só me fez gostar de filmes assim, como mais tarde, me trouxe para o mundo dos livros e séries de terror.
  • Seres fantásticos e contos de fadas: Como disse anteriormente, eu nunca deixo de gostar de algo que eu gostei um dia. Seres fantásticos era uma das coisas que minha irmã gostava quando era bem criança, que hoje não gosta mais, até critica. Eu comecei a gostar bem novinha, como qualquer criança amava fadas, bruxas e princesas. Mas ao crescer, conheci os seres fantásticos em livros adultos e os contos de fadas e seus segredos macabros. Nunca vou deixar de gostar.
  • Diários/Escrever: Pouca gente sabe, mas minha irmã é a mais culpada por hoje, eu ter o sonho de ser escritora.e gostar tanto de escrever. Quando eu tinha onze anos, minha irmã tinha um diário, que eu gostava de ler escondido (eu sei, isso é feio, não repitam isso em casa, crianças!). A forma como ela escrevia me encantava, e foi aí que passei a ter meu próprio diário, mania que tenho até hoje. Escrever foi consequência desses diários e da leitura também, claro.
Perceberam como, sem querer, copiar minha irmã me tornou tão diferente dela? Copiar não tira personalidade de ninguém. Mas, eu sempre digo que fazer alguém de espelho é saber o que copiar, e fazer bem para você, e o que não copiar. Porque errar é humano, copiar erro dos outros, é burrice.

Sorry pelo post idiota, estava querendo escrever sobre isso há um tempão, chega uma hora que tem que escrever ;)

Um comentário:

  1. Bom eu não tenho uma irmã em quem pudesse me inspirar, mas tenho um irmão mais velho e apesar de durante muito tempo termos parecido cão e gato ele é quase um herói para mim (que ele não leia isso kkkk) ele me influenciou em alguns gostos sim, mas nem tudo, quanto a personalidade na questão de chatisse acho que somos bem parecidos kkk, brincadeiras a parte adorei seu texto, e o blog é lindo, já estou seguindo :)

    http://blogliterata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir