11 março 2013

Sobre opinião e críticas (Penso assim)

Todos têm direito a opinião sobre qualquer coisa. Seja livros, filmes ou músicas. Criticar é uma coisa normal ao ser humano, até fazer brincadeiras, ainda acho saudável.
O limite passa quando passamos a desrepeitar a opinião alheia e tentar perssuadir a sua. Ofender é passar completamente dos limites. Preconceito já torna a coisa quase um crime.
Não falo aqui de nada específico. Falo de qualquer coisa. Gosto literário, musica ou televisivo. Religião, opção sexual ou estilo. Qualquer coisa deve ser respeitada.
Por exemplo: eu adoro Crepúsculo e Harry Potter. Sei que existe uma certa rixa entre as sagas, o que eu acho saudável, acho até divertido ver as defesas de ambos os lados. Agora, quando começa a ofensa, aí eu mesmo parto para briga. "Quem gosta de Crepúsculo é menininha e gay, é ridículo e sem noção". "Quem gosta de Harry Potter é criança e vive num mundo imaginário.". Sério, discutir qual saga é a melhor não tem problema algum, mas ofender quem gosta, é falta de respeito, sim.

Agora, vou tocar num assunto bem polêmico, e que infelizmente, trata-se da minha religião.
Partores homofóbicos.
Se eu concordo que eles são homofóbicos? Depende. Vejo muito pastor falar contra o homossexualismo, segundo a Bíblia e não vejo nenhum mal nisso, é a opinião dele. Mas o preconceito começa quando eles param de dar a própria opinião e passam a tentar enfiar o que acreditam nas gargantas alheias, como se todo mundo fosse obrigado a concordar com ele.
Sei que vai ter muita gente me criticando depois desse post, pessoas de ambos os lados. Eu não me importo, estou dando minha opinião.
Eu coloco muita diferença entre opinião e religião. Eu sei, parece estranho, mas tem muita diferença, sim.
Por exemplo, na minha opinião, o amor pode ser demonstrado de todas as formas, sem interesse de sexo, raça ou religião. Na minha opinião, cada um faz aquilo que acha que o faz feliz, sem se importar com a opinião dos outros, ou qualquer outra coisa. O importante é estar feliz.
Mas, existe a opinião de Deus. E Deus tem seus modos de se revelar a cada um, seja por qual religião for. Então, se a forma que ele se revela para mim, é através da Bíblia e do Evangelho, eu tenho que obedecer o que ela diz. Mas isso não significa que eu tenho que obrigar as outras pessoas a seguir o que eu acredito.
Entenderam a diferença?Opinião e religião são duas coisas diferentes.

Mas, parando de falar em assuntos polêmicos, vamos voltar ao ponto principal. Criticar algo que não gosta é aceitável. Desrespeitar a opinião alheia é ridículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário