21 junho 2013

O menino do pijama listrado (Sobre o livro e o filme)

Quase um clássico.
Mais do que um livro que ensina ou mísera História. O livro é uma história emocionante e instigante, que leva do início ao fim, transformando Bruno e Shmuel como parte de nós. Ao logo das suas páginas, aprende-se um pouco da Segunda Guerra e seus métodos de "lavagem cerebral", criando,o preconceitos em pessoas de todas as personalidades. E com escrita simples e cheia de sentimento, o autor te leva a sentir a dor de Bruno e seu amigo judeu, levando-nos a pensar nos dois lados da situação, e nos envolvendo na vida das crianças de modo incrível e impactante.
Chorei da primeira a última página, e ainda sinto sua história em minha memória sempre que ouço falar na Segunda Guerra ou Nazismo. Uma história que vou levar comigo por muito tempo.



Não me decepcionei com o filme.
Muito bem adaptado, senti quase como se as palavras do livro tivessem se transformado em imagens por meio de mágica. 
É difícil uma pessoa amante de livros da forma que sou, gostar tanto de um filme adaptado, mas foi isso que senti. Uma sensação que finalmente tive cumprido meu desejo de ter o livro "traduzido" em imagens, e não só reduzido a personagens, cenas e falas. Uma verdadeira adaptação deve ser fiel ao livro, mesmo que não consiga traduzir os sentimentos expressados pelo autor.
Enfim, o filme me agradou, por incrível que pareça. Tem algo ainda dentro de mim gritando "Como assim você gostou?', mas eu gostei, de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário