26 agosto 2013

Um passado que não parece meu (Penso assim)

Muita gente me diz para esquecer meu passado, para deixá-lo lá, que ele já não existe. Mas eu não concordo.
Eu não tenho um pingo de nostalgia agora. Já tive muita, a ponto de viver mais do passado do que do presente, e isso é realmente o problema. Passado não é para ser revivido o tempo todo, passado é para nos ensinar algo.
Eu uso o meu passado como ponte. Ele não é digno de orgulho, nem um pouco. Mentiras, roubos, anorexia e bulimia, depressão, tentativas de suicídio e rebeldia fazem parte do meu passado, sim, e já não me atormentam. Eu sei que isso passou (não importa se foi há vinte anos ou há seis meses, passado é passado), e que não mais vai voltar, e portanto, de nada adianta eu ficar me martirizando por tudo isso. 
Mas esquecê-lo, fingir que ele simplesmente não existiu? Nunca! Meu passado que me construiu, foi por causa dele que hoje eu sou o que sou, aprendi o que aprendi, foi por causa dele que hoje eu me tornei uma pessoa feliz e cheia de amigos e uma família que está sempre me apoiando. E foi por causa desse passado que tenho tantos motivos para acreditar em Deus e na proteção dele na minha vida.
O passado não está lá para esquecê-lo. Está sim, para nos fazer aprender que a vida anda para frente, que o melhor ainda está por vir e que cada degrau é um passo a mais para a vitória. Não consigo me imaginar sem ter passado por tudo o que passei, e sabe por quê? Porque se nada disso tivesse acontecido, hoje eu seria só mais uma garotinha cheia de sonhos e que acredita em conto de fadas, é nerd e sem graça e não tem nada a ensinar ao mundo.
Não tenho orgulho do meu passado, mas também não o abomino. Aprendi com ele, e tenho certeza que ele ainda tem muito a ensinar para mim. Mesmo que seja a nunca mais voltar atrás.

Já perdi amigos por minha culpa, assim como já fui perdoada por coisas muito maiores dos que me fizeram ser abandonada. Já perdi amigos para a morte, assim como já salvei alguns da morte. Já menti, mas nunca deixei de ser sincera com ninguém. Já tentei me matar e já quis mais que tudo viver. Já fui rebelde sem causa, assim como fui a mais comportada da escola, a ponto de ser o exemplo dado pelos professores. Já quis que o meu passado voltasse, e agora só penso em seguir adiante, para o futuro que tanto esperei. Já fui triste a ponto de querer morrer. Hoje sou feliz, porque tenho a Vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário