01 dezembro 2013

Comparando: O tempo e o vento X A leste do Éden

Sempre achei esses livros com algumas coisas em comum. Mas o fato de estar lendo as duas coleções ao mesmo tempo, me fez perceber que era mais do que eu imaginava. Cheguei até a quase confundir as histórias, mas agora já aprendi a diferenciá-las, porque por sorte, sou fã de ambas. 

AVISO: Alto nível de spoiler!

                     O tempo e o Vento


  1. Conta a história da formação do RS durante 150 anos.
  2. Conta a história de duas famílias, e menciona uma: Terra Cambará, Amarais e Carés.
  3. Tem por um de seus personagens um homem afetuoso, canalha, de personalidade forte que resolve tudo na paz, mas não nega briga. Apesar disso, todos o amam: Capitão Rodrigo Cambará.
  4. Tem por sua personagem mais marcante uma mulher com problemas mentais, provavelmente psicopata, que parece gostar do marido (aliás, até chora no enterro dele), mas sua forma de tratá-lo é violenta e maldosa, apesar de eu achar que ela fazia isso por um problema na cabeça, e não por não gostar dele. A personagem de que falo é Luzia Cambará.
  5. O marido da personagem acima é um tremendo idiota, perdidamente apaixonado pela mulher a ponto de não perceber o que acontece com ela. Seu mundo gira em torno dela, nem mesmo seu filho o interessa. Bolívar pelo menos é melhor, pois consegue perceber por si mesmo o problema da esposa, e se dedica ao filho. Mas infelizmente, morre antes dela, por causa de uma claustrofobia que o levou a afrontar o inimigo.   
  6. E o que mais acho parecido, é o poder de atração de Luzia sobre as pessoas. Como um imã, homens tem uma certa mania de se apaixonar por ela ou desejá-la e as mulheres criam uma afeição logo de cara.

 A leste do Éden


  1. Conta a história da formação dos EUA durante cerca de 100 anos.
  2. Conta a história de duas famílias, e menciona uma: Hamilton, Trask e a de Catherine
  3. Tem por um de seus personagens um homem de personalidade forte, que resolve as coisas na base da briga, não tem humor nem carisma: Charles Trask.
  4. Tem por sua personagem mais marcante uma mulher com problemas mentais, provavelmente psicopata, que parece gostar do marido, mas acaba por tratá-lo é de forma violenta e maldosa, quando precisa sair de casa para sempre. Apesar de ter dado a impressão de gostar um pouco dele. A personagem de que falo é Catherine.
  5. O marido da personagem acima é um tremendo idiota, perdidamente apaixonado pela mulher a ponto de não perceber o que acontece com ela. Seu mundo gira em torno dela, nem mesmo seus filhos o interessa. Só caiu em si quase um ano depois da esposa ter ido embora, quando Samuel tem de ameaçar batê-lo para trazê-lo de volta.
  6. E o que mais acho parecido, é o poder de atração de Catherine sobre as pessoas. Como um imã, homens tem uma certa mania de se apaixonar por ela ou desejá-la e as mulheres criam uma afeição logo de cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário