01 janeiro 2014

O retrato v1 - O tempo e o vento pt2 (Sobre o livro)

Com um formato bem.diferente da primeira parte, O retrato segue a história da família Terra Cambará, dessa vez com a história de Rodrigo (o menininho do filme, pra quem não sabe), bisneto do Capitão Rodrigo.
O livro se inicia com Rosa-dos-ventos, onde o doutor Rodrigo volta do Rio com todos os filhos e muitas fofocas na cidade. Mas logo já pula para Chantecler, que volta no tempo para contar a história do recém formado doutor Rodrigo, seus erros, defeitos e acertos.
Na minha opinião, o que faz os personagens de Érico ter esse magnetismo, que faz com que pareçam vivos, é exatamente esse toque de humanidade que ele dá quando mostra seus defeitos e erros. O mais puro e aparente inocente é retratado nos seus momentos de loucuras, maldade ou pecado. É o que os torna tão próximo de nós.
Apesar se muita gente só gostar de O continente (Confesso que prefiro ele), O retrato é mais 'brasileiro', desfocando do cenário rio-grandense, e falando um pouco da republica do Brasil em sua época pré-militarismo. E o faz com graça e uma imperceptivel aula de história que diverte, interte e emocina.

Opinião: Bom
Nota: 4 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário