16 julho 2014

O arquipelogo (Sobre o livro)

Ainda estou de ressaca literária, vivendo no mundo dee O tempo e o vento, criado por Érico Verissímo.
Só existem duas formas de eu ter Ressaca Literária: se o livro é muito bom, ou se eu levei tempo demais para ler.
Eu levei 6 anos pra ler os oito livros.
O tempo e o vento é uma série incrível, mas ainda é um clássico, e ninguém nega que apesar de apaixonantes, eles são de linguagem mais formal, e portanto, mais chato de ler.
Não que OTEOV seja chato! Nunca! A linguagem é formal, sim, mas imensamente mais contemporâneo que a maioria deles. É gostoso de ler. Os personagens de Érico são vivos por si só (Ana Terra, Bibiana, Capitão Rodrigo, Luzia, Floriano, Doutor Rodrigo, Silvia...), formando verdadeiros seres reais na cabeça de quem lê (Capitão Rodrigo será eternamente meu amante literário e Floriano e Silvia melhores amigos *-*) e nos apaixonando perdidamente por eles.
O arquipélogo, fecha a triologia, com muito do drama característico, e claro, personagens enigmáticos e impactantes. E para fechar com chave de ouro, os agora personagens de diferentes personalidades na família Cambará, causam debates não só empolgantes para quem lê, mas também reflexivos e críticos.
Cada opinião (comunista, anarquista atéia, agnóstica, católica, neo-humanista, getuliana, etc), é tão bem defendida e difundida por cada personagem, intensamente e apaixonadamente, que dá oportunidade de escolher entre elas a melhor, ou até mesmo um pouco de cada uma delas, como eu escolhi. E nenhuma, claro. O que o narrador faz com destreza e perfeição, é apresentar os personagens e suas opiniões de maneira imparcial, fazendo do leitor não um recebedor de informações, mas um verdadeiro crítico do que lê.
Claro que o romance se desenrola entre os debates e a situação política do Estado Novo, cujo governo, Rodrigo é um dos braços de Getúlio. O drama que envolve Silvia e Floriano, proibido e envolve, forma todo o resto mais interessante e gostoso de ler.
Se vou sentir saudade da minha triologia favorita? Claro que sim! De cada um dos personagens... Por sorte livros, diferente da vida real, pode ser vivido de novo e de novo...

Opinião: Muito bom
Nota: 4 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário