08 julho 2019

Métodos contraceptivos (utilidade pública)

Esse tema sempre foi do meu interesse, apesar de não me sentir bem para falar no assunto, já que não tinha qualquer experiência. Eu não usei qualquer tipo de comprimido ou método contraceptivo na adolescência, nem quando solteira - apesar de sempre andar com uma camisinha na bolsa - porque eu não tinha tido relações sexuais até então. Minha experiência com sexo ou anticoncepcionais vinha de palestras de educação sexual na escola e as poucas coisas que conversava com minhas amigas (fingindo entender do assunto, pois tinha vergonha da minha virgindade), o que não me dava liberdade de falar abertamente sobre isso. Mas é um assunto que acho importante falar, ainda mais agora.
Logo que meu filho nasceu, o médico me passou meu primeiro anticoncepcional, um comprimido para lactantes, fraco, mas servia para os próximos seis meses que, segundo ele, seria mais difícil meu corpo estar fértil. Ele não me deu nenhum problema, foi ótimo naquele tempo que o usei.
Então, seis meses depois, a ginecologista do posto de saúde me deu a injeção trimestral.
Bem, nada contra quem toma hormônios regularmente, acho super válido, para quem pode, mas para mim foi uma carreira gigante de efeitos colaterais, pior a cada vez. Dor de cabeça, falta de líbido, hemorragia… e por fim, eu tive uma ameaça de AVC.
Foi isso que bastou para um ano depois de bombas hormonais, eu decidisse, junto a minha médica, que não usaria mais hormônios. Eu não poderia, por alguns motivos. Um, me fazia mal. Dois, hormônios podiam me matar (eu, não todas as mulheres). E, três, devido a disposição genética a um câncer de mama, isso poderia ajudar o câncer a se formar.
Passei um bom tempo sem usar nada (apenas o preservativo), até saber da segunda gravidez. Uma benção que veio acompanhada do pensamento de "preciso de outro método", e então fui pesquisar sobre aqueles métodos que só conhecia das palestras da escola, aqueles sem hormônios, o tal DIU e o diafragma. Por uma questão de crença pessoal estranha, ainda não consegui tomar a decisão pelo DIU, apesar de não achar que é abortivo, algo dentro de mim me leva a crer que não é uma boa para mim. O diafragma é ótimo para mim, que já estou acostumada com algo bem parecido (o coletor menstrual), colocado da mesma forma. É maravilhoso para mim, e como o DIU, também é de graça pela rede pública.
Fiz esse POST assim, tão pessoal, para trazer informações importantes para quem talvez não saiba.

  • Nem todo mundo se dá bem com hormônios;
  • Hormônios podem causar câncer, sintomas horríveis ou AVC (e até morte);
  • Preservativo não é 100% seguro (aliás, nenhum método é, sempre o correto é usar dois métodos diferentes);
  • Anticoncepcional, preservativo, injeção, DIU e diafragma são de graça, pelo SUS;
  • Demora um pouco até que a mulher (ou o casal) se ajuste com um método (ou dois);
  • SEMPRE que há relação, há chance de gravidez. Não importa quantas coisas você use, sempre há riscos. A melhor opção para quem não quer filhos, de jeito nenhum, é não manter relações sexuais 😂
  • E lembre-se, que não importa se você quer 1, 2, 5, 7 ou nenhum filho. A escolha é SUA e do seu cônjuge sempre deve ser assim 😅

Nenhum comentário:

Postar um comentário