22 junho 2011

Aprender ou passar de ano?? - Avaliação mediadora (Penso assim)

Pensando aqui no novo plano de governo do Brasil para a educação (avaliação mediadora, ou seja, a criança aprende aos poucos e portanto, não precisa rodar), penso o quanto isso vai melhorar pras crianças. Muitos pais tem medo, sim, acham que as crianças vão "passar burras", o que não é verdade. Elas só não vão ser obrigadas a aprender em um ano, o que a cabeça dela, individualmente, só consegue em 3 anos.
A avaliação mediadora, pra mim, deveria ser utilizada sim, em todos os anos de ensino fundamental e medio. E não falo isso como aluna do ensino medio querendo passar "mais facil". Falo isso como futura professora, que não quero rodar um aluno porque ele não conseguiu aprender que quem descobriu o Brasil foi Pedro Alvares Cabral (na verdade, foram os indios, mas como explicar isso a uma criança??). Quero que a criança aprende por si só, descubra num mundo de magia e diversão que sim, Pedro Alvares Cabral descobriu o brasil para os brancos, pois nosso pais estava coberto por um manto de civilização diferente da nossa.
O mundo da avaliação mediadora é um pouco complicada de se entender se não estudada e acompanhada. Então, essa é a oportunidade dos pais de acompanharem os filhos em suas aulas e tarefas, de ver o seu aprendizado aos poucos e não mostrar a ele como fazer.

Minha 5º serie foi hiperdivertida desde as ferias. Conheci uma amiga muito especial (que infelizmente não está mais com a gente) que me ensinou o reultado da verdadeira amizade), e logo descobri que ela estaria na minha turma. Atraves dessa amiga, conheci outra menina que é muito minha amiga até hoje e que me ensinou a fidelidade de uma amizade. No segundo dia de aula, conheci uma menina que me ensinou que o amor não tem hora, lugar ou estilo, simplesmente acontece.
Contei pra elas do bullying?Claro que não. Contei do namorado imagianario, contei das minhas brincadeiras, contei da minha paixão pelo garoto mais feio, galinha, e tambem mais fofo da igreja. Mas o bullying, contar pra que?Pra elas estragarem tudo contando aos meus pais ou aos professores?Não, obrigada.
Foi nesse ano que não aprendi nada (primeiro ano de 5ºserie na escola, sempre um problema!), que me apaixonei perdidamente por alguem, que beijei pela primeira vez porque quis (só um celinhu), e ainda era o garoto que eu era apaixonada, foi nesse ano que descobri o valor da amizade (sim, porque antes nunca tive amigos de verdade). Foi nesse ano que cresci, amadureci (um pouco), o suficiente pra andar com garotas mais velhas e aprender a falar de beijo na boca. 11 anos. Idade de descobertas e sonhos. Mas idade de muitas brincadeiras e imaginação também. Foi nesse fase que conheci Renata, Caroline e Rodrigo, o trio de amigos imaginarios que me apresentaram Marlon (meu namorado imaginario, mas muito, muito gato). Foi praticamente com ele que aprendi a beijar na boca. E foi com eles (o trio) que aprendi que mesmo quando estou sozinha posso ter provas de uma amizade sincera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário