22 fevereiro 2012

O advento da internet - O mal do século (Penso Assim)

Vez ou outra, vê-se dentro de uma casa, um diálogo ou discussão sobre internet. A rede mundial de computadores leva a culpa do mundo nos ombros, como um às que falta no baralho, sempre leva a culpa pela derrota no jogo.
Ás vezes eu queria saber qual era a desculpa dos erros dos nossos pais?A televisão?As correspondências, os jornais?Se fossemos fazer essa pergunta a eles, com certeza diriam que os erros deles eram comuns, que hoje em dia temos erros "previstos" pela rede. Como se fossemos malucos de seguir cada maluquice que vemos na internet!
Os diálogos costumam ser assim:
- Agora esse muleque tá com depressão, vê se pode, culpa da internet!
- Se continuar assim, vou pedir divorcio, por causa dessa internet!
- Essa guria grávida aí, só por causa dessa internet!
- Se não fosse essa internet, garanto que esse garoto teria amigos!
E por aí vai. A verdade é que nada dessas coisas é culpa da internet. Depressão é uma das coisas que se desenvolve e a internet é uma fuga (como seria a televisão ou as drogas). Uma separação ocorre por traição ou falta de atenção, e a internet é um meio e não a causa. A gravidez da adolescente poderia ocorrer sem ajuda de qualquer meio de comunicação. E a vida antissocial, é um distúrbio consequente da depressão, que pode ser causada por qualquer coisa, e também tem a internet como fuga da realidade solitária.
Portanto, creio que está mais do que na hora de se ver que a internet é um meio, e como tal, não tem culpa de nada que acontece em derredor dela. Analise isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário