21 março 2012

Transtorno alimentar,drogas e vicio em internet (Penso Assim)

Vou tratar de três assuntos tratados como "vícios" pela sociedade em geral, que parecem tão distantes todos, que esquecem-se que tem pessoas com esses distúrbios psicológicos em quase todos os lugares, inclusive bem perto de nós.
A dependência de drogas, transtorno alimentar e dependência de internet são os três vícios precisos de tratamento que arrebatam milhares de jovens hoje em dia, e apesar das diferenças, tem mais em comum do que se imagina.
Adolescentes propícios a esses problemas tendem a ser sensíveis, vulneráveis e cheios de dignidade. Procuram o amor que não tem em casa e são pessoas isoladas em si mesmas (veja aqui que não falo exclusivamente de solitários, falo também de pessoas que mesmo com amigos, tem dificuldade de se abrir para os outros ou falta de confiança nas pessoas) e participam das reuniões de família sem interesse ou parecendo alheios as conversas.
Os adultos tem normalmente uma maneira só deles de ver esse tipo de comportamento. Costumam deixar que os filhos "vivam suas vidas" enquanto eles se preocupam com os problemas "de verdade".
Cuidado!Esse comportamento não é puro capricho, surgido do nada; é porque os pais, conscientes ou não, lhes recusaram ajuda. Escutar os filhos, conhecer seus problemas, já é algo esquecido. Às vezes até sobrecarregam as crianças com seus problemas. Isso faz a criança se sentir fracassada.
Quando se encontra alguém assim, procura-se terapia - rodeada de mudança de comportamento - antes que isso se torne em algo pior.
O tratamento é o mesmo para quem já está em um desses vícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário