23 maio 2012

Motivação (Psicologia da Educação)

Pra quem não sabe, eu repeti mais de uma vez o primeiro ano do Ensino Normal (Médio+Magistério), e não porque não sabia as matérias, mas por falta de motivação
O que vem a ser motivação?É a alavanca, ou aquilo que vai te inclinar a fazer o que é proposto. Essa motivação pode ser direta ou indireta. Por exemplo, você pode se motivar a estudar, só porque gosta de tirar sempre a nota máxima nas provas ou porque seus pais buscam isso de você. Isso é uma motivação direta. Ou você pode estudar porque quer passar de ano pra continuar com seus amigos no próximo ano letivo. Isso é motivação indireta.
Eu sempre me dei bem com a motivação direta, porque sempre fui muito perfeccionista, do tipo que fica braba se tira nove ao invés de dez. Quando, porém, entrei no Ensino Normal, minha motivação direta perdeu para minha falta de vontade, devido a depressão que me atingiu na época. Ou seja, eu tive uma perda significativa de motivação direta, por culpa dessa doença. 
Isso pode acontecer, de diversas formas, com todo mundo. A falta de vontade pode superar a motivação direta, baixando notas e causando muitas faltas no boletim. Essa falta de vontade pode vir por falta de amigos, por uma escola ruim, um ensino errado, pais que não ajudam, doenças físicas ou psicológicas, bullying, etc.
A única solução para recuperar a motivação, nesses casos, é encontrando uma motivação indireta. Por exemplo, eu só recuperei minhas boas notas esse ano, porque uma grande amizade surgiu, o que me fez não só ajudar ela, como tentar tirar boas notas pra passar de ano e acompanhar ela no ano que vem. Outra motivação importante, foi uma colega "nerd" que sempre tirava as melhores notas da sala. Eu tenho uma grande mania de competição, que me faz querer ser melhor que todo mundo. E isso me fez tentar competir as melhores notas com essa colega. Essa também é um tipo de motivação indireta.
Não importa o tipo de motivação, desde que te ajude a estudar, aprender e tirar boas notas no final. Busque sua própria motivação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário