16 maio 2012

Os três tipos de escrever (Penso Assim)

Existem três diferentes tipos de escrever, no geral. O escrever de quem não lê, o de quem lê e o de quem tem o dom de escrever.
Todas as formas de escrever podem ser bem feitas em seu nível. Uma pessoa que não lê jamais poderá chegar ao nível de quem lê (a não ser que crie o hábito da leitura), mas pode fazer o melhor no seu próprio nível. Assim como uma pessoa que lê, mesmo sem o dom da escrita, pode chegar a ser um excelente escritor. Um fracassado pode ultrapassar um gênio com trabalho duro. Quer escrever bem? Treine, treine muito. Seu nível de escrita pode ultrapassar qualquer um se você lutar por isso.
Por exemplo, se eu sou um escritor que não lê, posso começar a ler e escrever muito e me dar muito melhor que alguém que tem o dom da escrita. Basta eu me esforçar o bastante pra isso.
Muita gente diz que tenho o dom da escrita, e eu acredito nisso. Desde muito antes de aprender a ler, já inventava história com as figuras dos livros, e mais tarde, passei a escrever histórias. Porém, se eu não me esforçasse, não melhorasse o meu jeito de escrever, não praticasse, talvez estivesse escrevendo pior que muita gente que não lê por aí. De nada adianta ter um dom se não praticar.
Se hoje escrevo bem, e eu acredito nisso, é devido a meu esforço, lado a lado com o dom que ganhei. E assim é com todas as coisas. Se eu quero algo, se quero fazer alguma coisa diferente, vou praticar, vou estudar, vou tentar, vou errar e tentar de novo.
E essa é a única maneira de conseguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário