19 setembro 2012

Racismo (Penso Assim)

Olhando a novela nova (Lado a Lado), estive pensando. 
Pra quem não sabe, preconceito me dá ânsia de vomito. Sim, ânsia de vomito. Qualquer tipo de preconceito, mesmo que seja na TV ou em um livro. Eu sou fraca mesmo, não aguento esse tipo de coisa.
Mas cheguei a conclusão que escondemos pequenos preconceitos raciais dentro da gente hoje em dia, sem querer. Não acredita, então olha só.

  • O povo brasileiro está acostumados com as novelas da Globo, em que espiritismo, catolicismo e outras religiões aparecem nas novelas, sem se importar se o público acredita nisso ou não. Na novela nova, em que aparece a religião afro, as pessoas dizem que não querem assistir por contar esse tipo de religião. (Não estou falando mal de religião alguma, só estou comentando o que acontece com muita gente por aí), eu ouvi nos últimos dias, algo mais ou menos assim: "Não gostei dessa novela, é muito de religião". Tudo bem, ok. Então porque é que essa mesma pessoa, sendo evangélica, olha novelas espíritas e católicas, mesmo não achando certo essas religiões (ela, não eu). Porque é que as pessoas não gostam das religiões afros?
  • Apesar do hip hop e do samba, culturas vindas do povo negro, serem aceitas em nossa cultura como algo normal e cultural (pelo menos isso, né!); a Capoeira e o Batuque (não to falando de religião, falo do estilo de tocar que chama-se "batuque") ainda são muito discriminadas pelos brasileiros, mesmo sendo uma cultura nacional. Duvida? Trabalhei em uma escola onde tinha aulas de Capoeira e Percussão. Depois de algumas aulas, começaram a aparecer pais que não queriam que o filho aprendesse essas coisas, alegando serem de "outra religião". Bom, todo mundo sabe que Capoeira e Percussão não fazem parte de religião alguma, são só artes, cultura brasileira. Mas porque é que as pessoas não aceitam cultura negra?
  • Conheço muitas pessoas que tem amigos negros e convive amigavelmente com elas, porém são racistas. To falando loucuras?Então pensa comigo. Uma pessoa que diz que negro serve pra amigo, mas não pra casamento, é racista ou não?É óbvio que sim!Porque é que um negro é diferente de um branco, quando a questão de romance?E quem diz que negro deve casar com negro, e branco com branco, é racista?Claro que sim. As pessoas são todas iguais, e todas diferentes, porque é que não podem se casar entre si?
Quer saber o que eu acho?Racismo. Sim, isso mesmo, racismo. Ok, concordo que a maioria das pessoas que não gostam da cultura negra, convive e tem amizades com negros e tudo mais. Mas o fato dos nossos antepassados terem colocado na cultura deles que Capoeira era coisa de bandido e Religiões Afros iam contra a Igreja Católica (Sim, eu sei que vai contra a Igreja, mas isso não tira o direito das pessoas de escolherem essa religião), nos deu esse preconceito dessa cultura tão rica e bonita. Se eu defendo religiões que não acredito?Sim, eu defendo. Porque?Porque acho que todo mundo tem direito a livre crença, e isso é lei. As pessoas tem que começar a aceitar isso.

Pense sobre isso. Será que você não tem preconceito racial dentro de você?

Um comentário:

  1. Oi Duquesa!
    Infelizmente sempre haverá pessoas preconceituosas. Muda-se o tempo, muda-se preconceito. E isto é muito distante do que Deus deixou: Jesus não fazia distinção de pessoas; pregava às mulheres e crianças, soube argumentar quando queriam apedrejar Maria Madalena, que foi pega em adultério (se hoje o mundo é machista, imagine na época de Cristo), e curava qualquer enfermidade. O apóstolo Paulo escreveu em I Coríntios 13 que o amor é o dom supremo, e o profeta Isaías disse que Deus é rico em perdoar.
    O que falta ao homem, ao mundo é a capacidade de respeitar, amar e perdoar.
    Prazer estar aqui! Com tempo, venha ler e comentar O BURACO DO COLCHÃO no http://jefhcardoso.blogspot.com
    Abraço!

    ResponderExcluir