27 fevereiro 2013

Primeiro dia de aula (Penso Assim)

"Mochila pronta, cadernos novinhos e folhas limpas. Canetas com carga cheia e uma saudade, mesmo que mínima, dos amigos e da escola. Chegou o primeiro dia de aula!"

Hoje é o primeiro dia de aula no meu estado. Eu sei, está atrasado em relação aos outros, mas quem se importa? Hoje é meu primeiro dia de aula. 
Não é um primeiro dia de aula comum para mim. É o primeiro dia de aula, como posso explicar, velho ou novo? Bem, é o primeiro dia de aula com a mesma turma em 5 anos.
Vou tentar explicar direito.
Entrei no curso que estou a cinco anos, em 2008. Meu sonho de criança sempre foi fazer o Curso Normal (Antigo Magistério), junto com o Ensino Médio. Eu tinha dezesseis anos na época, e era assim. Uma menina cheia de sonhos, que pensava que ia estar formada e casada aos vinte e um (idade que tenho agora) e apesar das excelentes notas do Ensino Fundamental, não se achava inteligente. Aliás ela também não se achava bonita ou legal. Ela achava que não tinha qualidades. Tudo o que tinha era sonhos e um dom de inventar histórias com palavras.
Mas essa menina sonhadora e deprimida, passou por uma grave depressão. Na escola nova não tinha amigos, e era taxada de antipática e nojenta. Por ser tímida demais, não criava coragem de falar com os outros e os outros não falavam com ela. Seus dias foram assim o tempo inteiro.
Chegou uma hora em que não aguentou. Passou meses sem entrar na sala de aula. Ia para a escola, mas não entrava nas aulas. Obviamente, repetiu o ano.
Em 2009, as coisas melhoraram. Ela fez amizade com alguns colegas, passou a gostar da escola, e sentia que ali era seu refúgio pessoal - era o único lugar que se sentia bem, rodeada de amigos e cheia de inspiração para escrever. Mas ainda não se sentia bonita. E foi aí que surgiu o transtorno alimentar.
Há quem diga que repeti outra vez o ano por causa do baixo peso e das longas horas sem comer. Há quem diga que eu faltava demais. Há quem diga que eu não pensava em outra coisa senão dietas. Mas eu não sei o real motivo.
Em 2010, foi muito melhor. Apesar de ainda estar focada em emagrecer o que não precisava, tinha amigas para desabafar e livros para me distrair. A escola continuava sendo o melhor lugar do mundo para mim, apesar de não estar aprendendo muito por lá. Esse ano devo ter reprovado por simples irresponsabilidade, ou talvez por estar magra demais. Nunca vou saber.
2011 estava melhor, mas não bem. Tinha abolido as dietas, mas ainda fazia coisas para ferir a mim mesma. Apesar disso, dessa vez tenho certeza que a culpa foi das faltas e falta de entrega de trabalhos. Pura irresponsabilidade.
Cheguei 2012 transformada. Estava feliz, bem emocional e fisicamente - tinha engordado horrores. Fiz amizades que vou levar para toda vida e me dediquei, pela primeira vez, desde que entrara no Curso Normal. Passei com notas ótimas. E feliz.
Esse ano, como disse, é meu primeiro dia novo ou velho, ainda não decidi. Novo, porque pela primeira vez em anos, estou numa série novo, num ano novo, em matérias novas. Velho, porque pela primeira vez em anos, vou estar com meus antigos colegas, meus amigos, e eles não vão estar na sala ao lado.
Para muitos que estão falando "Até que enfim" ou "Já estava na hora" e simplesmente não cuidam das próprias vidas, eu sou só uma garota burra que finalmente consegui passar de ano. Para mim, sou uma nerd feliz e muito inteligente, sim, que por incrível que pareça, foi marcada 5 vezes no primeiro ano.

Bom primeiro dia a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário