18 julho 2013

A culpa é das estrelas (Sobre o livro)

Do autor John Green, editora Intrínseca

Eu "devorei" o livro em um dia e meio.
Queria lê-lo desde seu lançamento. Acho que ler blogs literários fazendo resenhas lindas (e otimistas) dele me fez ficar assim, ansiosa. E obviamente o engoli quando vi.
Resumindo tudo o que eu achei dele enquanto lia: é tão engraçado, empolgante, instigante, envolvente e triste <3.
Eu diria que além de extremamente filosófico e diverrtido, daquele estilo que nem o péssimo leitor resiste. A força que ele tem de te prender até o fim é impressionante, malabarista.
Não é só uma história de câncer, histórias assim são tristes e melancólicas, tornando tudo meio depressivo. Esse livro é extremamente divertido e encantador, e os personagens, eu não sei nem se tenho como descrevê-los sem ser boazinha ou ruim demais.
É o tipo de romance que eu gosto (sim, existe um tipo que eu gosto). Não é meloso, nem chato, nem menininha, nem triste demais. É lindo e divertido, simples assim.
A única coisa que me decepcionou de verdade foi o fato dos dois terem chegado a cena do sexo. Não que eu seja uma menina chata, que não gosta desse tipo de cena, mas sim porque achei que não tinha muita lógica os dois terem força e fôlego para isso. Mas, bem, existe algo chamado LIBERDADE LITERÁRIA, que eu tenho que respeitar, conforme prometido.
O final não foi surpreendente, mas também não foi o que eu chamaria de previsível. É algo inevitável apenas. Se eu queria que terminasse assim? Claro que não, eu amava aqueles personagens... Mas acho que teria me decepcionado de verdade se não tivesse acontecido nada a eles.
Concluindo, acho que foi o tipo de livro que me dá ressaca literária ao terminá-lo; Um estilo que te inclui tanto na história que você tem medo de sair dela. Tem medo de perder seus personagens. Tem medo de simplesmente ter que chorar por eles, e só.
Amei e não tem outra explicação para isso. Foi para minha lista de preferidos sem pedir muito.

Opinião: Perfeito!
Nota: 5 estrelas

Um comentário:

  1. Todo mundo fala bem desse livro, já não me aguento mais de curiosidades de lê-lo! Além disso, sua resenha ficou simplesmente ótima, só me aguçou ainda mais a ansiosidade!
    Amei o seu blog, já estou seguindo!
    O meu ainda está no início, se puder fazer uma visitinha lá depois, ficaria muito agradecido1

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir