02 outubro 2013

Lua Nova (Sobre o livro)

Bem, esse é o livro que eu menos gostei a primeira vez que li. Talvez porque eu ainda fosse muito "Team Edward" ou algo assim e senti muita falta dele no livro. Bem, isso mudou dessa vez também.
Bella conseguiu minha simpatia dessa vez. Não só porque se tornou menos autodestrutiva, e porque apesar do exagero, ela teve razões para ficar em depressão (mas como disse Charlie, em Eclipse, ela não teria ficado assim se não tivesse tido equilibro ao invés de focar em Edward). No final, ela enxergou que o mundo não gira em torno de Edward e pensou no perigo que ela (ooh, ela pensou nela, palmas o/) e os outros estavam correndo, o que me deu um certo orgulho dela.
Edward foi um idiota completo, fosse qual fosse suas razões. Não só porque deixou ela ali, sem a proteção dele (aff), mas porque a deixou daquele jeito, na floresta, sozinha, perdida, mesmo sabendo que ela não tem um pingo de equilíbrio, nem emocional, nem físico. Mas, apesar dos pesares, ele continuou sendo um ser perfeito no final de tudo, quando voltou são e salvo do quase suicídio. Suas palavras, seus galanteios, seus cuidados... Deixam a gente nas nuvens, não nego.
E claro, há Jacob. Ele foi extraordinariamente fabuloso em tudo. Na amizade sem pressão, na simpatia sem motivo, no cuidado, na forma de guardar segredo (bem, pelo menos até a última cena) e na maturidade incrível. Aliás, depois que ocorre a sua primeira transformação, Jacob se mostra um perfeito amigo quando tenta cumprir sua promessa, mesmo que isso seja muito ruim para Bella e para ele. E apesar de todo seu sentimento por ela, Jacob continua tratando Bella como ela quer. Isso é total altruísmo, e as melhores pessoas são assim.
Alice é mais detalhada aqui, e dá para se ter um grande entendimento de sua personalidade e seu dom relativo. Charlie também tem seu espaço, quando no desespero, tenta tirar Bella do "modo zumbi". Angela foi uma amiga e tanto, porque superou a "Bella zumbi" e a tratou dignamente depois de tudo. E tem os Volturi, que apesar do pouco que aparecem, já dão o medo e o conhecimento melhor dos vampiros "de verdade".
Como um todo, o livro é muito bom, em cada parte. No início, quando acontece toda a confusão com Jasper. Nas páginas onde os meses se passam, provando a grande depressão de Bella no vazio. Em toda a amizade com Jacob, incluindo as aventuras dos dois. E na luta para salvar Edward, que se torna o tempero final. Além da cena final, claro, que Jacob parece ter se tornado o traidor.
Dizer que teve algo que não gostei nesse livro é difícil, mas acho que tirando a parte que Edward larga a Bella no bosque sozinha, todo o resto me encantou dessa vez. Não é mais o pior livro.

Opinião: Muito bom
Nota: 4 estrelas

2 comentários:

  1. Oi Duqueza!
    Olha, eu tenho uma certa implicância com a Bella, mas tb achei sacanagem ele largar ela lá sozinha daquele jeito... :/
    E apesar de eu não gostar dela, gostei dos livros. Acho que meu preferido foi o último...

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir