13 novembro 2013

Mitos, lendas, ficção e drama (Penso assim...)

Pois é, fazia tempo que não escrevia um Penso assim, pois aí está.
Andei discutindo (no sentido bom da palavra) com muita gente, sobre esses assuntos dos quais vou falar. Minha mãe, por exemplo, acha que eu não deveria escrever drama, nem nada com mortes ou romances estranhos (vixi, só escrevo isso), porque isso deixa as pessoas deprimidas, inclusive quem escreve.
Bah, nada a ver! Um livro, história, filme, ou qualquer outra coisa que envolva enredos, precisa de drama para existir e ser bom. Qualquer um. Sem drama, não tem história!
Aprendi que toda boa história para se ter conteúdo, precisa de confronto, quanto mais confrontos melhor. E por confronto, falo de qualquer situação apreensiva que tira os personagens de suas rotinas, e os colocam no maior drama ou confusão possível! É a linha de pensamento para se começar a história, e só então, puder dar um final feliz a ela (ou não).
Prova disso temos todas as histórias já criadas no mundo inteiro! Sim, todas! Desde as infantis até as mais macabras, passam por dramas e confusões no meio da história, para que assim, haja uma história. 
Exemplos: 
Nos contos de fadas: Cinderela perdeu o pai e era maltratada pelas irmãs e madrasta, a ponto de não a deixarem ir no baile do príncipe
Final: Surge uma fada-madrinha, que a veste para o baile, dá condução, e ela fica com o príncipe, felizes para sempre

Na bíblia: Jonas foge num barco, onde uma grande tempestade surge, e jogado no mar, é engolido por um grande peixe.
Final: Ele ora a Deus na barriga da baleia, e é vomitando pra fora, indo fazer a vontade de Deus.

Nos livros infantis: Alice está distraída vendo a irmã ler um livro sem figuras, quando cai num buraco e encontra Wonderland.
Final: Tudo não passava de um sonho.

Nas coleções famosas: Percy Jackson é perseguido por monstros, até que encontra o acampamento meio-sangue e descobre que é um semideus.
Final: Bem, esquece, não vou contar huahsuahs

Nos clássicos: Em A escrava Isaura, ela tem de fugir com o pai para tentar ter uma vida normal
Final: Ela encontra Alvaro, e os dois ficam juntos.

Enfim, seja qual for a história, sempre há algo dramático ou extraordinário para acontecer, para enfim, ter um desenrolar e um final.

_________________________________________________________________________________

Sobre os mitos e lendas, ouvi gente falando que acha errado ensinar isso para as crianças, pois faz com que tenham pesadelos, e queiram dormir de luz acesa.
Gente, peralá! Crianças tem medo do escuro e cia, desde que o mundo é mundo, é uma característica normal das crianças pequenas, que tem uma imaginação enorme e veem formas monstruosas no escuro. Isso nunca foi culpa de histórias, livros, filme ou desenho nenhum!
Quanto a lendas, como Saci-perere, mula-sem-cabeça, negrinho do pastoreio ou qualquer outra que seja, são culturas do nosso país, que passaram de boca em boca, de geração em geração, e contam não só folclore, mas lições que as crianças levam para toda vida. E drama? Gente, até dentro de casa as crianças veem dramas! E mesmo se não vissem, esconder as "histórias tristes" é a maior furada! Além de ensinar, as histórias tristes ajudam crianças a não se iludirem, não acharem que o mundo é um conto de fadas e que o príncipe vai chegar pra buscar elas. As histórias tristes são as que vão apagar um pouco essa ilusão, sem apagar o encanto que isso tem para uma criança.
Portanto, leia sim histórias tristes para crianças, de preferências aquelas que terminam com final feliz! Por assim vai criar nela a esperança que qualquer um tem o direito de ser feliz e todo mundo vai ter isso no final!

Nenhum comentário:

Postar um comentário