12 novembro 2013

O sexto sentido (Sobre o filme)



Tem gente que ainda diz que filme de suspense/terror não ensinam nada e não fazem refletir. Discordo.
Já considerado um clássico, O sexto sentido foi lançado em 1999, há quase quinze anos atrás. Conta a história de um psicólogo infantil, que após ter errado com um dos seus pacientes, passa a tratar do atual paciente como se fosse ajudar o outro, se o ajudasse. Descobre, então, que o menino vê gente morta, e por isso sofre muito, devido a seu medo dessas pessoas 
A história poderia ou não ser verdadeira, vai depender de sua crença. Quando criança era muito parecida com esse menino. Eu via pessoas "invisíveis", que muitas vezes me atormentavam e me assustavam, e alguns até já causaram problemas maiores. Havia os 'bons' e os 'maus' e aqueles que até hoje não sei dizer. E eu sei como é se sentir assim.
Apesar disso, não acredito que via "gente morta", acredito que grande parte foi fruto da minha imaginação, e outra parte eram espíritos do mal que gostavam de me assustar. Mas, bem, eu respeito quem acredita serem mortos, eu já acreditei.
Mas, voltando ao filme, tive sim, o que refletir sobre ele. Aquela criança não só era atormentada por espíritos, como isso o fazia sofrer, e ele escondia isso do mundo, por medo de acharem que ele era maluco. Ele sofria escondido, sem forças para pedir ajuda. Isso não só acontece muito, como me arrisco a dizer, que não são poucas as crianças que escondem um segredo! Meninos e meninas sofrem por abuso sexual, violência doméstica, visões, medo, tormentos e torturas psicológicas, bullying, e outras coisas que os fazem sofrer e eles não tem coragem de contar a ninguém. Crianças como o pequeno Cole, que além do medo diário, são reclusas e antissociais, podem até ser minorias (ou não, não tenho tanta certeza), mas são muitos anjinhos que precisam da ajuda e atenção de um adulto. Ter esse olhar foi o que esse filme me ensinou.
Sobre o filme, ele é bom, tem suas cenas bem feitas de suspense, assim como uma história boa (que eu acho excencial a qualquer filme), e me prender por algumas horas. Vale a pena assistir, seja para ter alguns sustos, seja para pensar um pouco. É um filme que merece ser assistido.

Opinião: Bom
Nota: 4 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário