05 dezembro 2020

Resenha: COMO SE TORNAR O PIOR ALUNO DA ESCOLA

O nome gerou polêmica. O autor gerou polêmica. A visão política gerou polêmica. Eu julguei.
O filme não é tão engraçado assim. Na verdade, lembra qualquer outro filme brasileiro (nenhum preconceito, amo alguns filmes brasileiros). Mas não tinha necessidade de qualquer polêmica ou "sabotagem".
A história é até meio "polêmica". Se trata de um aluno "ruim" que se tornou rico é procurado por adolescentes que querem aprender a ser "o pior aluno da escola". A mensagem parece ser que "quem apronta se dá bem", quando na verdade não se trata de algo contra a aprendizagem (ele lê e muito, e ensina os meninos a fazerem isso), e sim contra o SISTEMA ESCOLAR.
Sim, é um sistema ruim. A escola hoje continua sendo o que era há trinta anos. Maçante e cansativa, cercada de bullying e violência, profissionais que sequer tentam entender o lado do aluno (sem generalização), sem atrativos e nem mesmo com uma forma de aprendizagem (o normal é "ganhar nota", não aprender). 
É disso que fala. Desse sistema ruim. Não da aprendizagem, da educação e muito menos do aluno estudioso (que é o caso da personagem adolescente e adulto) se tornar ruim. Se trata de uma denúncia em forma de comédia.
Eu recomendo assistir, antes de julgar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário